Altominho.tv

27.º Festival de Folclore Internacional do Alto Minho anima Viana até 20 de julho

Já está a decorrer em Viana do Castelo a 27ª edição do Festival de Folclore Internacional – Alto Minho, uma celebração da diversidade cultural que se prolonga até ao dia 20 de julho. O evento, organizado pela VianaFestas em colaboração com a AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, reúne este ano grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.

O programa arrancou no passado dia 11, com a inauguração de uma exposição nos Antigos Paços do Concelho dedicada aos primeiros 25 anos do festival. A mostra, que pode ser visitada ao longo da semana, apresenta peças do espólio da VianaFestas e da Câmara Municipal, além de uma seleção de fotografias de José Maria Barroso e Regina Lamouroux Barroso, que documentam o evento desde 2006.

Desde então, Viana do Castelo tem sido palco de desfiles, espetáculos e momentos de convívio intercultural. Esta terça-feira, dia 15, a cidade foi animada por uma cerimónia de boas-vindas na Porta Mexia Galvão e por desfiles que trouxeram cor e música ao centro histórico.

As grandes galas continuam a acontecer na Praça da República, com atuações nas noites de terça-feira, sexta-feira (dia 18) e sábado (dia 19). Já nas noites de quarta (16) e quinta (17), o público poderá assistir a apresentações mais intimistas no Casino Afifense, onde cada grupo tem espaço para partilhar a riqueza da sua tradição com maior proximidade.

Um dos momentos mais esperados será o Concerto pela Paz, agendado para a manhã de sábado, dia 19, na Igreja da Sagrada Família.

A festa de encerramento está marcada para domingo, dia 20, também na Praça da República. Nessa tarde, todos os grupos participantes, já sem trajes tradicionais, vão juntar-se ao público para partilhar as suas danças. Haverá ainda uma mostra gastronómica organizada pela Associação Terra de Todos, com petiscos típicos de vários países, entre eles Afeganistão, Arménia, Brasil, Colômbia, Itália, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

Durante o festival, os grupos estrangeiros têm tido a oportunidade de visitar locais emblemáticos de Viana do Castelo, como o Navio-hospital Gil Eannes, o Museu do Traje e o Monte de Santa Luzia, num programa cultural que complementa os espetáculos.

Mais de 300 pessoas estão envolvidas na organização e execução do evento, entre voluntários, músicos, bailarinos, técnicos e representantes institucionais. A comissão organizadora inclui oito grupos folclóricos da AGFAM, e o apoio de 12 empresas locais tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa.

Este ano, o festival celebra a participação de 67 nações ao longo da sua história. Os grupos visitantes receberão o troféu “Vira”, da autoria do arquiteto Ermanno Aparo, e cada gala abre com o tema musical criado em 2024 por João Gigante – PHOLE. A imagem gráfica da edição é assinada por Helena Soares e ilustrada por Sara Costa.

Até dia 20, Viana do Castelo continua a ser um ponto de encontro de culturas e tradições de todo o mundo, numa verdadeira celebração da diversidade, da amizade e da alegria popular.