O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) recebe, pela primeira vez, duas estudantes brasileiras ao abrigo de um acordo de Dupla Titulação com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
Eduarda Fraga Olivo e Mariane de Souza Pereira, estudantes do mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da UNESC, chegaram ao IPVC para completar parte do Mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
A sua presença resulta de um acordo de cooperação internacional entre o IPVC e a UNESC, permitindo-lhes obter um diploma válido tanto na União Europeia como no Brasil.
Estas estudantes já fazem parte da história das duas instituições por serem as primeiras a participar no programa de Dupla Titulação.
Manuel Ribeiro, docente e investigador do Politécnico de Viana do Castelo, responsável por acompanhar as estudantes durante a sua estadia, expressou a sua satisfação com esta etapa inovadora: “A chegada da Eduarda e da Mariane ao Politécnico de Viana do Castelo simboliza o fortalecimento da nossa política de internacionalização e abre portas para futuras trocas e aprendizagens mútuas. É um privilégio receber estudantes com o entusiasmo e a vontade de aprender que ambas demonstram, e acredito que esta experiência será extremamente enriquecedora para todos nós.”
À chegada ao Politécnico de Viana do Castelo, Eduarda Fraga Olivo não escondeu o entusiasmo: “As expectativas são altas, tudo é novo para nós. Esta oportunidade é única e toda a mobilização das duas instituições para tornar isto possível tem sido extremamente enriquecedora. Temos sido muito bem acolhidas por todos.”
Mariane de Souza Pereira partilhou o seu entusiasmo com o programa e a oportunidade de obter um diploma válido na União Europeia e no Brasil: “Estou muito expectante com as disciplinas e em poder ter um diploma válido cá e lá. Sabemos que os métodos de ensino são diferentes, e penso que isso irá enriquecer bastante o nosso currículo. Vamos ficar entre nove meses e um ano, o que é um desafio, inclusive para as nossas famílias, mas temos o apoio delas.”