Altominho.tv

Viana do Castelo participa em mais um projeto INTERREG

A Câmara Municipal de Viana do Castelo é um dos 11 parceiros espanhóis e portugueses que integram o projeto “BLUEWWATER”, alvo de financiamento do Programa de Cooperação Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.

O projeto, que vai decorrer durante três anos, foca-se na melhoria da qualidade das massas de águas fluviais, de transição e costeiras.

Através do controlo, seguimento e evolução das emissões de microplásticos e poluentes emergentes no meio aquático, pretende-se estudar a eficiência das estações de tratamento de águas residuais (ETAR’s) nos dois países.

A autarquia deu ainda nota que “de forma a garantir um uso sustentável dos recursos hídricos e contribuindo para a implementação da normativa comunitária, haverá ainda a avaliação do risco ambiental dos contaminantes”.

Com a proposta da revisão da Diretiva das Águas Residuais Urbanas, “estão previstos novos desafios no que se refere à eliminação dos poluentes emergentes e microplásticos nas ETAR’s, assim como a definição de novos padrões ambientais”.

Nesse sentido, “de forma a proporcionar apoio às entidades responsáveis pelos tratamentos, o projeto BlueWWater vai desenvolver métodos analíticos automatizados de alto rendimento que facilitem a monitorização dos poluentes em questão, nas massas de água. Paralelamente, será possível uma avaliação ambiental dos tratamentos terciário e quaternário”.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), vai participar “ativamente no desenvolvimento de atividades de sensibilização, assim como diferentes materiais para informação da problemática deste tipo de contaminantes, dirigidos à comunidade escolar e público em geral”.

Na nota enviada hoje pela Câmara de Viana do Castelo, pode ler-se ainda que “com os desafios que o planeta enfrenta, nomeadamente o aumento de contaminação das massas de água, com cada vez mais substâncias difíceis de tratar, com este projeto, dá-se ainda cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030”.