Altominho.tv

Lançado concurso para requalificar duas escolas de Viana por 17,6 ME

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público para requalificar as escolas da Abelheira e a Dr. Pedro Barbosa por 17,6 milhões de euros, durante cerca de 18 e 15 meses, respetivamente.

O anúncio do procedimento conjunto, dividido por dois lotes (cada um correspondente a um estabelecimento de ensino), foi publicado na sexta-feira no Diário da República, depois de ter sido aprovado pelo executivo em maio.

No caso da reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira, o preço base, sem IVA, é de 12,3 milhões de euros, ao passo que para a Escola Básica Dr. Pedro Barbosa está previsto o valor de 5,3 milhões de euros.

Para a escola da Abelheira está previsto o prazo de execução de 540 dias (cerca de 18 meses) e para a Dr. Pedro Barbosa estão indicados 450 dias (cerca de 15 meses).

Em maio, quando a proposta foi aprovada pelo executivo, o presidente da câmara, Luís Nobre, revelou que o município ia assinar o contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) das duas empreitadas.

Segundo a proposta apresentada ao executivo municipal, “o programa para a escola da Abelheira vai ao encontro das suas necessidades, com especial incidência no aumento da capacidade da escola, de 24 para 28 turmas, melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência energética, segurança contra incêndios e das condições gerais do uso do edifício na componente letiva”.

Na escola Dr. Pedro Barbosa, a intervenção vai centrar “na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva”.

O projeto prevê ainda a reorganização do arruamento exterior, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada/saída do recinto escolar”.

A escola básica da Abelheira foi construída em 1990 e conta com mais de 600 alunos.
A escola básica dr. Pedro Barbosa serve atualmente uma comunidade escolar de cerca de 580 pessoas, sendo 488 alunos, 78 professores e 24 funcionários.