Altominho.tv

Maestro Martim Sousa Tavares apresenta novo livro esta quarta-feira em Ponte da Barca

É já na próxima quarta-feira, dia 3 de julho, às 21h30, que o Auditório Municipal de Ponte da Barca recebe o maestro Martim Sousa Tavares para a apresentação do seu novo livro “Falar Piano e Tocar Francês”.

A iniciativa, promovida pela Casa do Conhecimento de Ponte da Barca, vai contar com uma conversa “inspiradora com o maestro, onde será discutida a importância do belo nas suas diversas formas e significados”.

O livro “Falar Piano e Tocar Francês” leva o leitor a uma reflexão profunda sobre a interação com a arte em suas múltiplas expressões. Com base na sua vasta experiência como artista e comunicador, Martim Sousa Tavares explora cenas marcantes de filmes de João César Monteiro, as subtilezas das partituras de Mahler e a sua fascinação por Veneza, cidade que visita anualmente.

O autor defende que, embora a beleza não precise de um manual de instruções, a arte é uma forma de partilha onde o entusiasmo e a mediação podem expandir horizontes e significados. Este primeiro livro de Tavares, que reflete seus gostos pessoais e não busca consenso, convida o leitor a ver o mundo com novos olhos.

Nascido em Lisboa em 1991, Martim Sousa Tavares é formado em Ciências Musicais e Direção de Orquestra, tendo estudado em Portugal, Itália e Estados Unidos. É o fundador da Orquestra Sem Fronteiras, com a qual ganhou o Prémio Carlos Magno para a Juventude do Parlamento Europeu.

Atualmente, é maestro titular da Orquestra do Algarve e diretor artístico do Festival de Sintra.

Tavares tem sido uma voz ativa na promoção da música clássica e na interseção das artes, atuando em diversos meios como televisão, rádio, podcasts, palestras e outros formatos.