Um sistema de voz incorporado, uma plataforma de armazenamento de dados e um tabuleiro com sensor de temperatura são as três novas funcionalidades introduzidas pelos investigadores dinamarqueses e austríacos no micro-ondas considerado ‘amigo’ dos idosos, no âmbito do projeto europeu PREPARIO, do qual faz parte o Município de Vila Nova de Cerveira.
A segunda fase dos testes avança em abril e pretende alcançar um maior número de idosos e consolidar o envolvimento das IPSS’s que têm contribuído com sugestões para o aperfeiçoamento deste equipamento.
Concluída com sucesso a primeira fase de testes com 25 seniores do concelho, o Município de Vila Nova de Cerveira e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vão alargar a mais pessoas a experiência tecnológica de preparação conectada e automatizada de alimentos.
Estas três novas funcionalidades vão ser testadas a partir do mês de abril, fazendo uma demonstração das vantagens de saúde, segurança a e autonomia da tecnologia utilizada no micro-ondas PREPARIO comparativamente com um equipamento normal. No final, em julho, será elaborado um relatório com a informação recolhida in loco junto das pessoas potencialmente beneficiárias e suas famílias e/ou cuidadores.