Altominho.tv

Melgaço reforça medidas de apoio à produção pecuária

O Município de Melgaço reforçou as medidas de apoio à produção pecuária, “com o intuito de alavancar o aumento da produção, mas também a criação de produtos diferenciados e de valor acrescentado”.

“Em 2024, a autarquia melgacense revigorou as ajudas ao setor: os produtores de suínos e de fumeiro, com explorações sediadas no concelho de Melgaço, juntam-se à lista de destinatários das ajudas designadas a produtores de bovinos, caprinos e ovinos”, pode ler-se em comunicado.

“A autarquia auxilia os produtores deste setor com os custos de produção e, principalmente, com os custos associados à saúde e higiene animal que os mesmos se veem legalmente obrigados a cumprir e que representam um contributo importantíssimo para a manutenção da saúde pública e da segurança alimentar”, acrescenta.

O apoio financeiro ao setor é agora realizado de cinco formas distintas, consoante a natureza da exploração pecuária, sendo consideradas elegíveis as seguintes: Exploração de cria de bovinos para produção de carne ou leite; Exploração de engorda de bovinos; Exploração de pequenos ruminantes (caprinos e ovinos); Exploração de suínos; Produção de fumeiro.