A Câmara Municipal de Caminha está a promover durante este mês o 30º aniversário da Biblioteca e Museu Municipal de Caminha com várias atividades. No sábado, dia 18 de novembro, realiza-se apresentação do livro “Introdução ao Estudo da História e Arquitetura Portuguesa”, de Alexandre Alves Costa, com a presença do autor.
A sessão vai decorrer pelas 17H00, na Biblioteca Municipal de Caminha. É organizada pela Câmara Municipal e Amigos da Rede de Bibliotecas de Caminha. A apresentação está a cargo de Eduardo Jorge Fernandes e moderada por Fontaínhas Fernandes.
Alexandre Alves Costa tem um longo percurso pedagógico nas áreas de Projeto e História da Arquitetura Portuguesa. Exerce a profissão de arquiteto desde 1970. Com obra construída e vastamente publicada, o seu trabalho, realizado conjuntamente com Sérgio Fernandez, foi distinguido com o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte / Ministério da Cultura.
Quanto a Eduardo Jorge Fernandes, é de referir que é professor auxiliar do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade do Minho, onde leciona desde 2001.
As comemorações dos 30 anos da Biblioteca e Museu Municipal de Caminha continuam até ao final do mês. O dia 26 de novembro, dia em que se celebra o aniversário de 30 anos da abertura da Biblioteca e Museu Municipal de Caminha, será marcado com uma cerimónia de comemoração às 11H00, nos dois edifícios e a apresentação do projeto Fotomemória – Fotografia Falada, pelas 15H00, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Durante este mês está a decorrer, ainda, um processo de consulta participativa e colaborativa dirigido aos jovens da região do Alto Minho, “DAR VOZ AOS JOVENS”. Nesta consulta alargada, o inquérito tem como objetivo conhecer os hábitos culturais e compreender o lugar que a Biblioteca Municipal ocupa na vida dos jovens entre os 15 e os 24 anos.