Altominho.tv

Cerdal acolhe Tertúlia “Conversas na Feira” este sábado

A freguesia de Cerdal recebe a tertúlia “Conversas na Feira”, sábado, dia 28 de outubro, às 21h00, na Capela de São Bento da Lagoa. Esta tertúlia é aberta a todos os interessados que pretendam explorar as “memórias associadas à Feira Anual dos Santos de Cerdal e à sua preservação e valorização” divulga o comunicado do município.

Estas “Conversas da Feira” procuram estimular o debate sobre a “importância de preservarmos a tradição, na comunidade, os valores e a singularidade desta feira”, informa a autarquia, que se encontra em vias de classificação e inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A inscrição decorre no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.

A tertúlia contará com a presença do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, do Presidente da Junta de Freguesia de Cerdal, Carlos Pereira, do Padre Gonçalo Pereira do Vale, da Paróquia de Cerdal, de Isilda Salvador, do Núcleo Museológico de Valença, de Manuel Pereira, da Paróquia de Cerdal e dos historiadores Narciso Serra e Rafael Bargiela.

A Feira dos Santos de Cerdal é um evento secular, com características únicas, na sua tipologia, em todo o Noroeste Peninsular. Esta é uma feira e romaria outonal, documentada pelo menos desde 1758, desenvolvendo-se, desde então, no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa.

“Esta é uma feira que espelha séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais que se mantêm bem vivos” considera a autarquia.