O município de Valença vai organizar uma peregrinação, a pé, a Santiago de Compostela, no Caminho Português de Santiago, entre os dias 6 e 11 de novembro, que está aberta a todos os interessados, anunciou hoje a autarquia.
De acordo com a nota enviada, a peregrinação sairá de Valença no dia 6 de novembro e chegará a Santiago de Compostela no dia 11 de novembro, com uma média diária de 20 quilómetros.
Nesta peregrinação, vão participar o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e também o concejal do concello de Tui.
Todos os interessados em participar, devem contactar o organizador Tó Alves, através do número de telemóvel 936423920 ou pessoalmente no Café Mineiro, em Cristelo Côvo. Quando forem atingidos 50 peregrinos, as inscrições encerram.
Para José Manuel Carpinteira, “esta peregrinação pretende ser uma ação evocativa dos valores, marcos identitários, patrimoniais e culturais deste traçado histórico e mostrar ao mundo o papel que Valença e Tui desempenham como cidades históricas e pontos de partida até Santiago de Compostela”.
Entre os meses de janeiro e julho, saíram da Eurocidade Tui Valença, rumo a Santiago de Compostela, cerca de 21 mil peregrinos, reforçando, desta forma, a segunda posição no ranking de origem das peregrinações a seguir a Sarria (Galiza) com 58375 peregrinos.