Já existe em funcionamento o Balcão da Inclusão de Valença, nas instalações dos Serviços de Cão Social, no bloco A, na Avenida da Juventude.
“Este balcão tem por objetivo prestar informação sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência, facilitar a mediação e a acessibilidade e encaminhar para as melhores soluções” informa o município através das redes sociais..
Com este novo balcão, Valença tem um atendimento especializado e” melhora a qualidade do serviço prestado aos cidadãos, que encontram, num só espaço, uma melhor orientação e encaminhamento para um conjunto de questões que os preocupam”.
Entre os serviços disponíveis, encontra-se atendimento especializado em áreas de prestações sociais (subsídios e apoios), de respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.), bem como produtos de apoios e ajudas técnicas.
Neste balcão, podem ser tratados assuntos relativos a emprego e apoios às Entidades Empregadoras, orientação e encaminhamento para outras entidades, formação profissional, benefícios fiscais, acessibilidades, transportes, intervenção precoce, educação e centros de recursos para a inclusão.
Este balcão funciona de segunda a sexta feira, das 9h00 às 12h30 e as 13h30 às 16h00.
Também poderá entrar em contacto com o serviço através de contactos telefónicos como 964 431 029, ou 925 646 490 e, ainda, 251 249 488. O email asocial@cm-valenca.pt está também disponível.
A criação deste balcão resulta de uma parceria estabelecida entre o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação e a Câmara Municipal de Valença.