Câmara Municipal de Valença tem vindo a intervir em alguns pontos do concelho, em locais críticos de acumulação de águas pluviais, com o intuito de prevenir danos em pessoas ou bens.
As principais intervenções estão a decorrer no Ribeiro de Favais, na freguesia de Arão, a montante da EN 13, desde a Quinta do Amorinho e a jusante, até à rua do Regueiro, numa extensão de cerca de 800 metros.
Para além da limpeza da linha de água e suas margens, a Câmara está a intervir na limpeza do viaduto de Favais que atravessa a EN 13, numa extensão de 150 metros.
“Esta intervenção pretende evitar os constantes danos que, ano após ano, afetam os moradores e comércios da zona de Favais sempre que há grandes acumulações de água nesta zona” considera a autarquia através das redes sociais.
A Câmara Municipal está a intervir, também, no ribeiro de Albergaria, na freguesia de Arão, com a limpeza desta ribeira e suas margens. Uma intervenção “muito” requisitada e reclamada pelos habitantes, que permite fluir melhor as águas na zona e evitar danos maiores na época das grandes chuvas.
A intervenção estendeu-se, também, a todas as ruas da Fortaleza, com a limpeza e desobstrução de todas as sarjetas. Uma ação que se pretende continuar nos próximos dias, “sobretudo na zona da Cidade Nova, da Ponte Seca e no Lido, em Gandra, bem como em outros pontos do concelho que assim o justifiquem” revela o município.
Aguarda-se, ainda, uma intervenção por parte das Infraestruturas de Portugal na Formigosa, na linha de água que separa Gandra e Cerdal. Está prevista a limpeza da linha de água a montante e jusante da EN 13, bem como do aqueduto que atravessa a estrada nacional.