Altominho.tv

Ponte de Lima promove ciclo de workshops sobre gastronomia tradicional

O Município de Ponte de Lima, no âmbito do programa “Formação Mais Próxima” em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e com o apoio da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, iniciou no passado dia 10 de outubro um ciclo de workshops que pretendem elevar a qualificação dos trabalhadores do setor da Restauração com a chancela e acreditação do Turismo de Portugal.

Os profissionais da Restauração de Ponte de Lima estão a aderir a estas ações que visam essencialmente uma partilha de saberes, sabores e afetos e o consolidar de relações de parceria e sinergias entre todos os participantes que totalizam 35 de diferentes restaurantes de Ponte de Lima.

Estes primeiros workshops são a responsabilidade do Chefe Álvaro Costa que reinterpreta os sabores tradicionais, com produtos endógenos de Ponte de Lima e tendo como estratégia a sustentabilidade na confeção de iguarias e propostas gastronómicas harmonizadas com o Vinho Verde de Ponte de Lima.

Esta ação de capacitação designada “Sabores Regionais – redescobrir a gastronomia tradicional de Ponte de Lima” visa “capacitar e incentivar a restauração a (re)descobrir pratos tradicionais, a reinterpretar e a enriquecerem as suas ementas, tendo por base um levantamento extenso e rigoroso de receituário por todo o concelho de Ponte de Lima, transmitido por gerações de cozinheiras e cozinheiros, mestres da nossa gastronomia” considera a autarquia.

A formação decorre na Clara Penha – Casa dos Sabores das 15h30 às 17h30, estando agendadas as próximas sessões para os dias 24 e 31 de outubro.