Altominho.tv

V Capítulo de Entronização da Confraria da Foda de Pias

No âmbito da iniciativa “Mês do Cordeiro à Moda de Monção”, que decorreu em dois fins de semana, 7, 8, 14 e 15 de outubro, realizou-se o V Capítulo de Entronização da Confraria da Foda de Pias – Monção. A cerimónia realizou-se no Cine Teatro João Verde e teve lugar no passado sábado, 14 de outubro.

O programa iniciou-se na Casa do Conde, em Salvaterra do Miño, com receção e boas vindas às confrarias presentes, prosseguindo com desfile em Monção, entre o Parque do Rosal e o Cine Teatro João Verde, com passagem pela Rua da Independência, Largo do Loreto, e Praça da República.

Seguiu-se a cerimónia oficial no Cine Teatro João Verde, tendo sido entronizados 7 novos confrades, 4 efetivos, Liliana Conde, José Manuel Esteves, Rui Alberto Correia e Clara Lourenço Rodrigues, e 3 de honra, Ana Maria Correia, Carlos Rodrigues e Marta Valcárcel, Alcaldesa de Salvaterra do Miño.

No V Capítulo de Entronização da Confraria da Foda de Pias – Monção participaram 37 confrarias de Portugal e Galiza, um número significativo de presenças que “espelha o trabalho apurado e persistente dos elementos da confraria na promoção da “Foda à Monção”, nas diferentes regiões do pais e além-fronteiras” considera a autarquia.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Alcides Nóbrega.

O autarca monçanense, António Barbosa, relevou o “extraordinário trabalho da Confraria da Foda de Pias – Monção nos campos da gastronomia e do turismo, sublinhando a extrema dedicação dos seus elementos na preservação e valorização de um dos pratos mais emblemáticos do nosso pais, considerado uma das sete maravilhas da gastronomia nacional”.

Além dos atos protocolares, a cerimónia englobou atuação do Grupo de Dança “All Styles Dance Project”, uma atuação musical dos Sons do Minho e um voto coletivo no filme “Monção Deixa Marca”.

A Confraria da Foda de Pias – Monção foi registada oficialmente no dia 19 de outubro de 2016, tendo elegido os primeiros órgãos sociais no dia 21 de janeiro de 2017, na sede da Junta de Freguesia de Pias.