Altominho.tv

Taça de Portugal de Ciclocrosse decorre este fim de semana

No próximo domingo, 15 de outubro, Melgaço acolhe a 1.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse – Credibom. A iniciativa assume-se como a maior prova da história nacional da modalidade, com 286 atletas, oriundos de oito países.

Decorre na pista de ciclocrosse junto ao Centro de Estágios e tem início marcado para as 9h00. É promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., pelo Município de Melgaço e pela União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo, a prova destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters. 

Este ano, a iniciativa é pontuável para o ranking UCI, categoria internacional C2. Em virtude da cooperação com a Federação Galega de Ciclismo, em termos de coordenação de calendário, decorrem, entre os dias 8 e 15 de outubro, cinco corridas de categoria internacional, entre Melgaço e a Galiza, num raio de cerca de 250km. A prova será também pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclocrosse 2023/24.

Entre os 286 atletas inscritos,, encontram-se seis participantes do top 100 do ranking mundial masculino e sete inscritas do top 100 do ranking mundial feminino. Dos corredores que vão participar na prova, 40% são estrangeiros, com nacionalidades de Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América. 

A prova, “que será um espetáculo desportivo de alto nível”, revela a autarquia, e protagonizado por corredores oriundos de diferentes países, conta com atletas de renome onde se incluem ex-campeões do mundo, campeões nacionais e atletas com presenças habituais em taças do mundo.

Entre eles Jens Dekker, ex-campeão do mundo júnior e sub-23, Felipe Orts, campeão nacional de Espanha, Roberto Ferreira e Ana Santos, campeões nacionais de Portugal e Thijs Aerts.