Altominho.tv

Atividades assinalam mês do Cordeiro à Moda de Monção

O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, distinguido como uma das 7 maravilhas da gastronomia nacional, será confecionado e servido em 23 restaurantes do concelho, durante os dias 7,8, 14 e 15 de outubro.

Quem visitar um deles, recebe um voucher com a oferta de um pequeno alguidar de barro e degustação do doce “Roscas de Monção”.

Durante os dias designados, esta inciativa engloba exposições, conferências, animação popular, visitas guiadas, ateliês de culinária e atividades lúdicas para todos os públicos, tendo como objetivo “proporcionar um conjunto de atividades complementares que possibilitem a passagem de um dia feliz, com a família ou entre amigos, no concelho de Monção, um destino maravilhoso” divulga a autarquia.

Entre os dias 7 e 31 de outubro, o Museu Monção & Memórias recebe a exposição “Ciclo do Cordeiro”. No domingo, dia 8, pelas 10h30, está prevista a iniciativa “Caminho da Ronda”, visita guiada pela fortaleza de Monção. No domingo seguinte, dia 15, no Museu Alvarinho, realiza-se a mesa redonda “Histórias do Cordeiro”.

No dia 14, sábado, pelas 11h30, celebra-se o V Capítulo da Entronização da Confraria da Foda de Pias, no Cine Teatro João Verde. Decorre, também, o habitual desfile pelas ruas do centro histórico da vila. “Um momento colorido de boas vindas aos novos elementos que, pela primeira vez, vestem o traje da confraria” afirma o Município.

As noites serão preenchidas com concerto da Banda Musical de Monção, no dia 7, sábado, pelas 21h30, no Cine Teatro João Verde, e atuação do grupo “Sons do Minho”, no dia 14, pelas 22h30, na Praça Deu-la-Deu Martins. 

A edição deste ano assinala, também, um intercâmbio culinário, onde se dá a conhecer a confeção das “Roscas de Monção”, bem como a doçaria tradicional da Venezuela, Brasil, Angola e Ucrânia. Em cada dia, no Museu Alvarinho, pelas 15h30, terá lugar um workshop dedicado aos quatro países.