A Câmara Municipal de Caminha pretende “atrair mais visitantes ao Centro Histórico e dinamizar o comércio local”.
Desse modo, e facilitando a fruição das principais artérias, estas serão vedadas ao transito automóvel nos dias de sábado e domingo. A decisão foi concertada com a União de Freguesias de Caminha e Vilarelho, tendo em conta a experiência do ano anterior, e aprovada ontem, em reunião do Executivo.
Concluídas as obras profundas de reabilitação do Centro Histórico de Caminha, em 2021, as questões do trânsito automóvel e do estacionamento foram amplamente debatidas com a população, comerciantes e órgãos locais, tendo-se chegado a uma solução consensual.
No verão do ano passado implementaram-se, também, regras distintas aos fins de semana, libertando o espaço público para as pessoas e para as famílias e facilitando o acesso às lojas e demais estabelecimentos.
“O balanço foi claramente positivo e, ponderada a situação, foi aprovada a alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento” descreve a autarquia.
Esta alteração conta com diversas condições, sendo que será alterada temporariamente a postura de trânsito para trânsito proibido exceto veículos autorizados, serviços afetos à recolha de resíduos sólidos urbanos, viaturas municipais, viaturas de emergência e táxis, na Rua de São João e Praça Conselheiro Silva Torres, entre a entrada para o parque de estacionamento do tribunal e a Rua Visconde de Sousa Rego, aos fins de semana, nomeadamente ao sábado e ao domingo, entre as 22h00 de sexta-feira e as 22h00 de domingo.
Será aplicada uma outra alteração temporária da postura de trânsito para trânsito proibido exceto Bombeiros, RSU e Táxis, na Rua Comandante Lino Felgueiras da Silva, aos fins de semana, nomeadamente ao sábado e ao domingo, entre as 22h00 de sexta-feira e as 22h00 de domingo.
E, por último, a Câmara delineou uma alteração temporária ao estacionamento automóvel para estacionamento proibido na Rua de São João e Praça Conselheiro Silva Torres, entre a entrada para o parque de estacionamento do tribunal e a Rua Visconde de Sousa Rego, aos fins de semana, nomeadamente ao sábado e ao domingo, entre as 22h00 de sexta-feira e as 22h00 de domingo.