A iniciativa ‘Há Filmes do Largo’ vai percorrer as aldeias de Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço com sessões itinerante de cinema ao ar livre, de 15 de setembro a 15 de outubro, de sexta-feira a domingo, sempre às 21h00, foi hoje anunciado.
As sessões de cinema ao ar livre vão regressar às aldeias dos cinco municípios de atuação das Comédias do Minho e começam já este fim de semana, no concelho de Paredes de Coura.
Na edição de 2023, será exibido o documentário “Da Memória às Palavras”, realizado por João Gigante. Este filme retrata a “prática dos contadores de histórias, que vão desaparecendo das aldeias do Vale do Minho”.
Segundo a nota enviada, as duas estruturas artísticas, as Comédias do Minho e a Memória Imaterial CRL, “juntam-se para resgatar este património oral e dar uma nova forma de apresentação aos contos e lendas do território minhoto”.
Desta forma, nasce o espetáculo de narração oral “Uma Roda: entre histórias (2022/2023), encenado por Luís Correia Carmelo, e interpretado pelos atores das Comédias do Minho e nele “descobrem-se contos que divertem, encantam e ensinam gerações desde o alvorecer da humanidade”, lê-se no comunicado.
Ainda, de acordo com o comunicado enviado, o espetáculo “propôs-se a restaurar um espaço ancestral de partilha de afetos, saberes e esperanças, de um património que fala dos laços que nos unem a todos”.
Com a projeção do filme ‘Da Memória às Palavras’, no contexto das sessões de ‘Há Filmes no Largo’, “recupera-se esse ambiente de partilha, não em torno do fogo, mas da luz do ecrã e aproveitam-se as últimas noites quentes do ano para estar na rua e ver um filme em conjunto”.
A entrada é livre para todas as sessões ao ar livre. Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, as sessões terão lugar em espaços interiores.