O Alto Minho e alguns distritos de Portugal continental vão estar a partir de quinta-feira e até sábado, com avisos meteorológicos devido à descida de temperatura e queda de neve.
De acordo com o IPMA, esta descida de temperatura deve-se à passagem de “uma superfície frontal fria vai atravessar Portugal Continental, com o estabelecimento de uma corrente de noroeste pós-frontal que transportará uma massa de ar polar marítimo”.
Assim, a partir do meio da tarde de quinta-feira dia 22, espera-se queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro, inicialmente nos pontos mais altos, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, que se manterá com poucas variações ao longo dos dias 23 e 24.
A quantidade da precipitação, cuja previsão permanece ainda com alguma incerteza, definirá os acumulados de neve no solo. No Alto Minho está prevista queda de neve, que será importante nas serras da Peneda e Gerês, podendo atingir os 30 cm nos pontos mais altos.
No resto do país prevê-se queda de neve na Serra do Larouco, Serra do Alvão/Marão, Serra de Montemuro e Serra da Estrela.
No domingo, dia 25, a aproximação e passagem de novo sistema frontal resultará numa subida temporária da temperatura, pelo que é expectável que a precipitação nas serras passe a ser sob a forma de chuva, derretendo grande parte da neve no solo.