Altominho.tv

Valença vai inaugurar Centro de Interpretação das Fortalezas

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, vai inaugurar o Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia, no próximo sábado, dia 15 de abril, pelas 15h00, no espaço do antigo Paiol do Açougue.

Antes da inauguração, a Praça da República será palco para uma parada militar de época, pelas 14h30. Para as 15h30 está programada a visita às oficinas temáticas da balística, armas de infantaria, farmácia e trajes da época, no Baluarte de São João, onde “os curiosos poderão ficar a saber mais e vivenciar como era preparada a pólvora, disparado um canhão e as particularidades do fardamento” divulga a autarquia em nota informativa.

Já no centro de interpretação, o visitante pode encontrar a história dos 1319 quilómetros da fronteira e dos seus 75 conjuntos de fortificações, distribuídas por Portugal e Espanha. É possível observar, ainda, painéis, mapas, ecrãs táteis, um espólio arqueológico das escavações realizadas na Fortaleza de Valença e até um fardamento do Regimento de Artilharia 4 de Valença.

Este centro de interpretação integra-se numa rota que incluirá, ainda, centros de interpretação, a abrir em breve nos concelhos de Almeida, Elvas e Marvão.

A Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia pretende criar um produto de turismo cultural de âmbito nacional, associado a uma candidatura de Património da Humanidade que já está a decorrer, de modo a criar uma rota com selo de Património Mundial da UNESCO.