A Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, recebe, entre 28 e 30 de abril, o congresso transfronteiriço “Associativismo e Animação Sociocultural: Reflexões e inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania”.
Durante três dias, académicos, dirigentes associativos e técnicos de Portugal, Espanha e Brasil vão “debater o associativismo e a animação sociocultural, proporcionando uma reflexão sobre as inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania”.
O programa do congresso organizado pela Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, com o apoio da eurocidade Tui-Valença, tem previstas 13 oficinas e workshops temáticos.
A sessão de abertura está a cargo do presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, seguindo-se a conferência inaugural com António Sampaio da Nóvoa, subordinada ao tema “Associativismo e Educação”.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, deverá estar presente na conferência de encerramento, que vai abordar “O Território e o Associativismo como pilares educativos e de interação humana”.
A iniciativa destina-se a académicos, dirigentes associativos, técnicos, animadores socioculturais, entre outros. A coordenação da comissão científica está a cargo de Maria Luísa Monera Olmos, professora da Universidade de Valência, Espanha.