Altominho.tv

Câmara de Caminha desafia juntas de freguesia a criar balcões SNS24

A Câmara de Caminha anunciou que desafiou recentemente as juntas de freguesia do concelho a criar uma Unidade Balcão SNS24, para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde.

“O Balcão SNS24 é uma autêntica “via verde” de acesso online ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). Marcação de consultas, renovação de receituário, guias de tratamento ou acesso a resultados de exames são algumas das funcionalidades do serviço, que poderá funcionar em breve no concelho de Caminha”, adianta a autarquia.

Em comunicado, o município refere que o desafio foi lançado, no passado dia 30 de janeiro, pela vereadora da Saúde e da Coesão Social, durante uma reunião com os autarcas das freguesias no âmbito da elaboração do Diagnóstico Social.

“O papel das juntas de freguesia é essencial, pelo serviço de proximidade que prestam aos cidadãos, que poderá estender-se deste modo à saúde, beneficiando sobretudo os cidadãos menos habilitados para lidar com o digital”, afirmou Sandra Fernandes, citada na nota da autarquia.

Na reunião estiveram presentes Carlos Ribeiro, em representação da ARS Norte, e José António, por parte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), que expuseram o modo de funcionamento e os critérios de adesão aos balcões SNS24.

De acordo com o município, já há adesões para uma parceria que juntará município, juntas de freguesia, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Agrupamentos de Centros de Saúde e as Administrações Regionais de Saúde.

O presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, também citado no comunicado, sublinhou a importância deste serviço no contexto do município, que conta com uma parcela de população de idade avançada: “Será uma forma de assegurar um acesso mais eficiente e mais rápido aos serviços de saúde, evitando deslocações desnecessárias e poupando os cidadãos a um esforço que está, muitas vezes, à distância de um clique”.

Rui Lages deu ainda nota da “segurança que o utente irá sentir, o impacto no seu bem-estar, sabendo que a sua junta de freguesia está disponível para o ajudar”.

O Balcão SNS24 permite à população aceder mais facilmente a vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde. Este serviço “presta apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à Internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para chegar remotamente aos serviços digitais do SNS”.

Com colaboradores habilitados, o apoio assistido ao cidadão é feito através de dois acessos: por um lado, permitindo ao utente, com o suporte do funcionário do balcão SNS24, aceder à sua área pessoal do SNS ou, por outro lado, construindo um acesso mediado que possibilita ao funcionário do Balcão SNS 24 realizar, em nome do utente, ações como marcar, desmarcar ou remarcar consultas, consultar resultados de exames e guias de tratamento, renovar pedidos de receituário, atualizar dados de informação do utente, entre outros.

A adesão das juntas de freguesia do concelho de Caminha será, posteriormente, formalizada através da assinatura dos protocolos e termos de adesão ao projeto Balcão SNS24.