Altominho.tv

Projeto “Fronteira Esquecida Limia-Lima” encerrou com seminário sobre o rio Lima

Ponte da Barca recebeu ontem o seminário de encerramento do projeto de cooperação transfronteiriça “Fronteira Esquecida Limia-Lima”, subordinado ao tema “O rio Lima e os desafios do desenvolvimento e atração turística”. Organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), esta iniciativa teve como principal objetivo apresentar os principais resultados alcançados durante o projeto.

Na sessão de abertura, o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, destacou que este projeto permitiu unir esforços e gerar uma série de sinergias através da cooperação direta com diferentes atores de ambos os lados da fronteira, que operam no âmbito do turismo natural e cultural, e desenvolver atividades de promoção conjunta para o aproveitamento turístico do espaço envolvente ao rio Limia-Lima.

Participaram neste seminário vários especialistas e operadores turísticos que desenvolvem atividades de animação turística neste espaço, que abordaram o tema do desenvolvimento turístico, a importância das redes turísticas e da coesão territorial e a construção de um produto turístico integrado para a bacia hidrográfica do rio Limia-Lima.

Além da CIM Alto Minho, o projeto “Fronteira Esquecida Limia-Lima”, cofinanciado pelo programa INTERREG V-A España-Portugal (POCTEP), envolveu como parceiros a Deputación de Ourense (beneficiário principal), a Xunta de Galicia – Património Natural, a Confederação Hidrográfica Miño-Sil e os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

O destino rio Límia-Lima é formado pelas regiões de A Limia e Baixa Limia, em território galego, e pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, em território português.