Altominho.tv

Turismo está em fase de retoma em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu o segundo MEETUP -Encontro para profissionais do setor turístico, dedicado ao tema “Viana Um Olhar para o Futuro – Meetup final de época alta 2022”.

O evento, realizado em parceria com a Associação Fórum Turismo, aconteceu no âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo e reuniu profissionais de cerca de 35 empresas na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

O encontro arrancou com uma intervenção do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, que apresentou um balanço do setor do turismo no concelho durante a época alta de 2022, numa comparação com o período homólogo de 2019, considerado o melhor ano de sempre nos registos turísticos.

Os dados apresentados mostram que há sinais de que o setor está numa fase de retoma. De maio a agosto deste ano, segundo indicadores disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Viana do Castelo o número total de dormidas e hóspedes aumentou, respetivamente, 17% e 16%.

Nesse período, os proveitos totais tiveram um acréscimo de 20% relativamente a 2019. Neste período de pós-pandemia, Viana do Castelo registou 58% de estrangeiros e 42% de nacionais. Registou-se um aumento generalizado de hóspedes, sobretudo de Portugal (20%), Espanha (21%), Alemanha (16%) e EUA (42%).

Quanto ao número de peregrinos no Caminho Português da Costa, foi assinalado um acréscimo de 37%. Verificou-se ainda um aumento do investimento da iniciativa privada, representando um crescimento da oferta turística do Município (novos Alojamento Locais, Empreendimentos Turísticos, Restaurantes, Empresas de Animação turística, Operadores Marítimo Turísticos e Agentes de Viagens e Turismo).