Altominho.tv
Luciana Dantas

Luciana Dantas quer “dar vida às tradições”

“O meu objetivo neste mandato é dar continuidade às iniciativas promovidas pela anterior direção. Continuar com a recriação e o reviver das tradições que estão a cair no esquecimento.” As palavras são de Luciana Dantas, presidente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Rubiães.

No dia 20 de novembro, esta entidade vai promover a IV Festa do Milho, um almoço convívio a realizar na sede da Junta de Freguesia de Rubiães, em Paredes de Coura. “A Festa do Milho tem como objetivo dar vida às tradições. Esta iniciativa recupera os usos e costumes da nossa terra, nomeadamente a transformação e a confeção dos vários produtos a partir do milho, os pratos típicos da matança do porco, o baile e os jogos tradicionais, fazendo-nos reviver as memórias de uma cultura que já foi a base da agricultura em Paredes de Coura e que ainda hoje continua a fazer parte de nós, mas com menos relevo”, explica Luciana à Altominho TV.

“Este evento enquadra-se na estratégia de promoção dos produtos gastronómicos de excelência, tal como a Broa, o caldo de farinha, os rojões com belouras, as papas de sarrabulho, as papas de leite, os Biscoito de Milho e o Bolo do Tacho”, acrescenta.

Líder da Associação desde junho de 2022, Luciana, de 30 anos, pretende continuar a realizar diversas atividades que envolvam a comunidade mais jovem –  este ano a Associação já realizou um rally paper – , mas também a pensar na preservação das tradições. “Queremos recuperar as canções, as danças, e os trajes através do nosso Rancho Folclórico, também as lendas, as orações antigas e o fervor das crenças das gentes do Minho, com a realização do ´Sarronco´, os jogos populares e os processos antigos de agricultura com a realização da festa do milho”, adianta.

O almoço convívio da IV Festa do Milho realiza-se num domingo e está marcado para as 12h00. Tem um valor de inscrição de 15 euros, para os adultos, e de 8 euros, no caso das crianças entre os 8 e os 12 anos. Durante a tarde, a animação musical será garantida pelo artista Savio Pinho. Pelas 15h00 decorrerá também um torneio de chavelho.