Altominho.tv
C.M. Viana do Castelo

Construção de novo mercado em Viana do Castelo “é inevitável” com financiamento 2030

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse hoje que a construção do novo mercado “é inevitável”, no local onde, em maio, desapareceu o prédio Coutinho, com financiamento do Portugal 2030, senão “seria uma frustração coletiva”.

“O mercado a ser financiado é pelo Portugal 2030. É nesse princípio que estamos a trabalhar. Acreditamos que no início do próximo ano as linhas de financiamento do Portugal 2030 serão mais claras, as condições em que podemos aceder ao quadro comunitário também”, afirmou Luís Nobre.

Em declarações à agência Lusa, o autarca socialista adiantou que, “no final do primeiro trimestre de 2023 haverá mais “certezas” quanto à forma de acesso às linhas de financiamento.

“Tenho de ter segurança relativamente ao financiamento. Eu posso avançar, aprovar o projeto, avançar com os procedimentos concursais, mas só adjudicarei [a obra] quando tiver a certeza relativamente ao financiamento. É um investimento muito grande. Tenho de ser cauteloso, e, vou sê-lo, de certeza absoluta”, frisou.

Em janeiro de 2021, o anterior presidente da autarquia e atual secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, estimou em nove milhões de euros a construção do novo mercado.

Para Luís Nobre, a construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo “é inevitável”, mas sem “atropelar ou cometer excessos quando o momento [atual] diz que se deve avançar cautelosamente, ao encontro de soluções, em que o financiamento é parte importante”, referiu.