Altominho.tv

Energia das ondas vai abastecer 300 casas em novembro

A CorPower Ocean aponta para novembro a injeção na rede elétrica de 300 quilowatts(kW) de energia das ondas, suficiente para abastecer 300 casas, com início de funcionamento do primeiro de quatro conversores produzidos em Viana do Castelo.

Em declarações hoje à agência Lusa, o diretor em Portugal da empresa tecnológica sueca, Miguel Silva, adiantou que entre 2024 e 2025, estará concluída a instalação dos restantes três conversores de energia das ondas, prevendo uma produção de 1,2 megawatts de energia, suficiente para alimentar mil habitações, num investimento de 16 milhões de euros.

Miguel Silva adiantou que o primeiro conversor de energia das ondas, com o formato de uma boia, com nove metros de diâmetro, vai ser colocado dentro da água, em meados de novembro, a cerca de seis quilómetros de terra, na praia da Aguçadoura [na Póvoa de Varzim].

Segundo o responsável, “já se encontra instalada no local a âncora que vai fixar o dispositivo e o cabo submarino elétrico que transportará a energia, desde o ponto da produção, até a uma subestação situada na praia de Barranha, na Aguçadoura”.
Em causa está o projeto considerado “pioneiro”, designado por HiWave-5, desenvolvido pela CorPower.

“Nesta fase estamos a colocar esse dispositivo desta geração também para aprendermos um pouco com os dados que vamos recolhendo ao longo do tempo. Se virmos que é necessário continuar com ciclos de aprendizagem, de recolha de dados ou mesmo há a possibilidade de estender o prazo do título privativo de utilização do espaço marítimo, que termina em 2030”, especificou.

Segundo o responsável, o projeto de instalação dos quatro conversores representa um investimento de 16 milhões, mas sublinhou que a empresa sueca pretende continuar a “evoluir a tecnologia e, nessa altura, o investimento será diferente”.