Altominho.tv

Melgaço lança pacote turístico “A Lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”

A Câmara de Melgaço e a Associação dos Pescadores vão organizar, este sábado, a Festa dos Pescadores das Pesqueiras do rio Minho para marcar o encerramento da época de pesca nos dois lados da fronteira. A iniciativa contempla ainda o lançamento do pacote turístico “A Lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”.

Segundo o município, além de ser um momento de convívio, a festa dos pescadores pretende “chamar a atenção para a importância da atividade piscatória nas pesqueiras do rio Minho, nomeadamente ao nível dos aspetos económicos, ecológicos, sociais, patrimoniais e culturais”.

Para aproveitar o potencial turístico e cultural desta atividade na raia, surgiu também a ideia de lançar o pacote turístico “A Lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”. A iniciativa, promovida em colaboração com os pescadores, a Capitania do Porto de Caminha e o município de Melgaço, nasceu com o propósito de “preservar e divulgar as pesqueiras do rio Minho, bem como a arte piscatória aqui desenvolvida, que foi sendo transmitida de geração em geração e que permanece até aos dias de hoje”.

A ação consiste em orientar os turistas pelos trilhos de acesso às pesqueiras, exemplificando todo o processo da arte da pesca, pelos próprios pescadores, desde a construção das redes até ao seu uso nas pesqueiras, contando as histórias e curiosidades sobre a arte da pesca artesanal e as construções milenares existentes nas duas margens.

Segundo a autarquia, este pacote turístico procura “oferecer aos turistas uma experiência associada à gastronomia, aos produtos endógenos e à descoberta das suas origens, à autenticidade do território e ao saber fazer tradicional”.

A iniciativa tem início pelas 11h00, junto ao acesso ao rio Minho, na freguesia de Alvaredo.