O concelho de Melgaço vai contar, a partir de 1 de novembro, com novos horários de autocarros que permitirão reforçar as ligações a Viana do Castelo, Porto e a várias outras cidades do país. A medida surge depois da supressão de duas ligações diárias, em julho, que dificultou o acesso da população a serviços essenciais, sobretudo na área da saúde.
Segundo anunciou a Câmara Municipal de Melgaço, os novos serviços, assegurados pela Rede Expressos, terão partidas às 06h15 e às 16h00, estando previstas chegadas às 14h30 e às 22h05.
As ligações estarão disponíveis diariamente, incluindo fins de semana e feriados, embora, numa fase inicial, algumas viagens impliquem transbordos.
Entre os principais destinos nacionais encontram-se Esposende, Póvoa de Varzim, Porto, incluindo o Aeroporto e Campanhã, Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém. No Alto Minho, as novas ligações permitirão deslocações a Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Vila Praia de Âncora e Viana do Castelo.
O reforço surge na sequência da suspensão, em julho, de duas ligações matinais da Auto Viação do Minho ao Porto, uma situação que gerou dificuldades à população, particularmente a quem necessita de se deslocar para consultas e tratamentos nos hospitais de Viana do Castelo, São João e Instituto Português de Oncologia (IPO), no Porto.
Para o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, José Albano Domingues, a reposição destas ligações representa uma resposta a uma necessidade da população.
“A reposição desta normalidade é uma prioridade cumprida”, afirmou o autarca, sublinhando que o principal objetivo foi evitar o isolamento do concelho e garantir o acesso a serviços fundamentais.
“O nosso grande foco foi sempre garantir que a nossa população não ficasse isolada e privada do acesso a serviços fundamentais, nomeadamente na área da saúde”, destacou.
O presidente da autarquia salientou ainda o trabalho desenvolvido nos últimos meses para encontrar uma alternativa, considerando a Rede Expressos um parceiro estratégico neste processo.
Segundo José Albano Domingues, os novos horários permitirão que os passageiros cheguem às cidades durante a manhã, dispondo de tempo para consultas médicas e outros compromissos.
“Devolvemos a tranquilidade a quem precisa de se deslocar a Viana do Castelo, ao Porto e a outros pontos do país, garantindo que Melgaço continua ligado à rede nacional”, afirmou.
O autarca apelou também à população para que utilize regularmente os novos serviços, de forma a contribuir para a sua continuidade.
Recorde-se que, após a suspensão das ligações da Auto Viação do Minho, em julho, Melgaço ficou com apenas uma ligação matinal ao Porto, com partida às 06h55.
Na altura, a empresa justificou a supressão dos serviços com a falta de rentabilidade, enquanto o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, António Barbosa, esclareceu que a entidade não podia subsidiar a operação por se tratar de uma linha concessionada pelo Estado.
Com a entrada em funcionamento dos novos horários, a autarquia pretende melhorar a mobilidade dos habitantes e reforçar a ligação de Melgaço aos principais centros urbanos do país.
Foto: Rede Expressos










