Altominho.tv

CIM do Alto Minho fecha contas de 2021 com “maior execução de sempre” e saldo positivo

A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou, por unanimidade, o relatório e contas de 2021, registando a “maior execução orçamental de sempre” e saldo positivo de 192.432,40 mil euros, foi hoje divulgado.

Contactado pela agência Lusa, a propósito da nota hoje enviada à imprensa, o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, destacou que no ano de 2021, a associação que integra dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, registou a “uma execução orçamental de 52,86%, a maior de sempre”.

O documento, aprovado na quinta-feira, apurou um resultado líquido positivo de 192.432,40 euros.

“Para este valor contribuiu um montante global de gastos de 3.657.983,63 euros e um montante global de rendimentos de 3,850 416,03 euros”, especifica a nota.

O documento realça “o aumento significativo na receita proveniente de fundos comunitários devido à conclusão de operações, principalmente cofinanciadas por Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) proveniente do programa INTERREG, e à aceleração da execução das principais iniciativas e projetos da CIM Alto Minho”.

“Entre as realizações mais marcantes no ano de 2021 destacam-se o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial Alto Minho 2020, no qual está previsto um montante global de investimento da ordem nos 60 milhões de euros, e o PROVERE Minho Inovação, desenvolvido em parceria entre as CIM do Alto Minho, Cávado e Ave, as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) e as principais instituições do sistema científico e tecnológico do Minho”, destaca a nota.

Segundo a CIM do Alto Minho, “além da consolidação da concretização dos projetos âncora da estratégia de eficiência coletiva, orientada para a valorização dos recursos endógenos do Minho, foi possível consolidar o reforço em mais 6,1 milhões de euros de investimento, fazendo com que o montante global de investimento previsto atinja os de 19,5 milhões de euros para todo o território do Minho”.

Destacou também “a operacionalização da Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Costeira “Litoral Norte – Mare Ditat”, onde a CIM Alto Minho, em conjunto com os parceiros do Grupo de Ação Comunitária (GAC) Litoral Norte, gere um montante de investimento orçado em cerca de 10 milhões de euros, orientado para a valorização costeira/ pesqueira do Litoral Norte”.

A CIM do Alto Minho apontou ainda a “execução e conclusão de inúmeros projetos nos domínios da Cultura e Criatividade, Património Natural, Náutica e Turismo Sustentável, de que é exemplo o projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”.

“Ao nível da Autoridade Intermunicipal de Transportes do Alto Minho e do seu Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável, foi possível, em contexto pandémico, reforçar a operacionalização dos Programas de Apoio (PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária e PROTRANSP – Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público) para a retoma faseada de serviços”, sustenta.

Já na área da proteção civil e riscos do Alto Minho, “além da concretização do projeto ALTO MINHO ADAPT – Plano Intermunicipal de Adaptações Climáticas do Alto Minho no qual foi produzida uma estratégia regional de mitigação e adaptação à mudança climática, foi possível progredir igualmente nos níveis de realização dos projetos Protec|Georisk: Alto Minho 2020 e Ariem 122+ – Assistência Reciproca Interegional en emergencias y riscos transfronterizos”.

Entre outras iniciativas, a CIM do Alto Minho salientou a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial “Alto Minho 2030”, documento que se pretende que venha a constituir o referencial base dos principais projetos e ações a desenvolver no próximo período de programação”.

Com sede instalada no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, a CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível (NUT) III do Minho-Lima.

Integram a associação os concelhos de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).