Altominho.tv

Festa do Alvarinho e do Fumeiro regressa a Melgaço de 22 a 24 de abril

Melgaço recebe mais uma edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro entre 22 e 24 de abril. O evento será inaugurado na sexta-feira, às 18h00, pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

Após dois anos de interrupção nos moldes habituais, o município volta a promover o certame com a participação de 27 produtores de vinho Alvarinho, 15 produtores de queijos, fumeiro e produtos locais, quatro tasquinhas e nove instituições e empresas de diferentes ramos.

Uma tenda instalada no largo do Mercado Municipal vai contar com um total de 55 expositores e uma zona de degustações com capacidade para cerca de 400 pessoas sentadas.

Segundo o município, o evento atrai, todos os anos, milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes. “Não há exemplo no Alto Minho, nomeadamente nesta fileira do vinho e dos produtos locais, de um certame que tenha o impacto que tem a Festa do Alvarinho e do Fumeiro na economia dos municípios laterais. Até nos vizinhos galegos há grande impacto no alojamento”, atenta o presidente da Câmara, Manoel Batista, citado no comunicado enviado esta quinta-feira à imprensa.

Durante os três dias será possível assistir a showcookings com os chefs estrela Michelin Arnaldo Azevedo e Vitor Matos e a chef Cristina Manso Preto, que apresentarão propostas gastronómicas com produtos autóctones melgacenses, harmonizados com Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço.

Haverá também oportunidade de assistir a três provas comentadas de vinhos, pelo sommelier Manuel Moreira, da Revista de Vinhos, que se debruçará nas temáticas: “Todas as ocasiões são boas para espumantes de alvarinho”, “Alvarinho à prova do tempo” e “Os segredos da prova de vinhos”.

Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa inclui ainda o concurso do Mel, Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço, produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), momentos de animação musical, diurna e noturna e várias atividades paralelas de animação turística e desportiva e ainda de enoturismo, que permitirão dar a conhecer Melgaço.

Os visitantes poderão adquirir o kit de prova (copo e porta-copo) no stand da organização do evento.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começou, em 1995, “como uma mostra de produtos locais para as populações locais e, em 2009, o Turismo de Portugal reconheceu o seu Interesse para o Turismo”.

“Dos vinhos Alvarinho, ao fumeiro e ao artesanato, passando pelo turismo e pela gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução assinalada ao longo destes 27 anos”, destaca a nota.