A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) desafia artistas nacionais e estrangeiros a enviarem propostas de intervenção no âmbito do programa complementar da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que vai decorrer de 16 de julho a 31 de dezembro.
A edição 2022 do Concurso de Intervenções Artísticas tem candidaturas abertas até 8 de maio e tem como objetivo “a promoção das artes e da cultura contemporânea”.
“Procuram-se projetos inovadores e transversais a todas as áreas artísticas para integrar a programação complementar da bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica”, explica a FBAC em comunicado.
As intervenções artísticas selecionadas vão decorrer entre 21 de julho e 25 de setembro e poderão contemplar os formatos de “Site specific”, resultante do processo de residência artística em qualquer uma das freguesias de Vila Nova de Cerveira e não, exclusivamente, na área mais urbana; de intervenção artística, com projeto pré-existente, num dos espaços do Fórum Cultural de Cerveira e, em particular, no contexto do Auditório José Manuel Carpinteira; e de proposta de workshop/atelier, a enquadrar na estratégia de educação e mediação cultural do evento, destinada a um público-alvo específico e/ou para grupos fechados.
Segundo a fundação, “serão elegíveis candidaturas, nacionais ou internacionais, de indivíduos ou coletivos de artistas e privilegiados projetos de desmaterialização da obra de arte, ou seja, a performance, o happening e outras práticas artísticas de caráter efémero e com enfoque na ação”.
“As intervenções artísticas inserem-se no ritmo da ação rápida e ativista do tempo de mudar o mundo, de agir e de colocar a Arte no centro de tudo, como alavanca para a construção de um presente e futuro melhores”, explica a diretora artística do evento, Helena Mendes Pereira.
Além do apoio à produção, divulgação e apresentação dos projetos, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira responsabiliza-se pelo apoio à alimentação e alojamento durante o período de tempo de produção e apresentação.
As candidaturas serão selecionadas pela direção artística da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, composta por Helena Mendes Pereira e António Cabral Pinto, e pela curadora convidada, a artista visual e docente Mafalda Santos.
A Bienal Internacional de Arte de Cerveira assinala 44 anos sob o tema “WE MUST TAKE ACTION/DEVEMOS AGIR”. O evento integra a candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo” (2020 – 2021 – Apoio Sustentado – Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes.