Altominho.tv

Ovos gigantes, mercado e queima de Judas celebram Páscoa em Cerveira

A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai celebrar a quadra pascal entre 9 e 17 de abril, com a dinamização de três eventos. Pela primeira vez, o centro histórico vai estar decorado com cerca de 30 ovos gigantes e o Parque de Lazer do Castelinho vai receber o Mercado da Páscoa, além da realização da tradicional ‘Queima de Judas’.

O arranque da programação pascal acontece já no próximo sábado, com as várias ruas do centro histórico de Vila Nova de Cerveira decoradas com motivos pascais. Cerca de 30 ovos de Páscoa executados por associações, IPSS e juntas de freguesia vão estar expostos em formato 3D gigante (1,5m a 2m de altura).

A iniciativa integra um concurso lançado pela autarquia e as fotografias dos trabalhos serão disponibilizadas na página do Facebook do município, para que a votação seja feita pelo público, entre as 09h00 do dia 9 de abril e as 23h59 do dia 18 de abril. O vencedor será conhecido a 20 de abril e premiado com 500 euros. Em caso de empate, o prémio será dividido em partes iguais pelos vencedores.

Já no fim-de-semana prolongado da Páscoa, entre 15 e 17 de abril, o Parque de Lazer do Castelinho acolhe o Mercado da Páscoa, que reunirá expositores de produtos gastronómicos alusivos à quadra festiva. Complementarmente, a autarquia preparou um conjunto de atividades dirigidas ao público infantojuvenil.

De entrada livre, os três dias do Mercado da Páscoa vão ter a tradicional caça aos ovos, oficinas de pintura de ovos, workshops de cestinhas de Páscoa, de decoração de bolachas e de ovos mexidos, além de espetáculos de dança e de magia, uma Hora do Conto ao ar livre, pinturas faciais, insufláveis e a venda de doçaria típica. As atividades decorrem entre as 10h00 e as 19h00, de sexta-feira a domingo de Páscoa.

No Sábado de Aleluia, dia 16 de abril, às 23h30, o centro histórico vai ainda ser palco de mais uma edição da ‘Queima de Judas’, uma das tradições mais profundas de sátira e crítica popular e de pendor judaico cristão, em formato de espetáculo de teatro comunitário produzido pela companhia de teatro Comédias do Minho.

No âmbito religioso, vai decorrer a secular procissão do Senhor dos Passos que, na quinta-feira santa, pelas 21h00, percorre as ruas do centro histórico da vila, numa Via-Sacra aos sete nichos da Paixão de Cristo, onde se fazem ouvir os cânticos da Verónica, dinamizada pela Santa Casa da Misericórdia, além das cerimónias religiosas nas várias paróquias do concelho.