Altominho.tv

Autarquia comemora Dia Mundial da Saúde com ações de sensibilização ao longo de três dias

Procurando sensibilizar a população para a importância da prática regular de atividade física e de uma alimentação saudável, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em estreita colaboração com várias entidades do concelho, vai dinamizar, entre 7 e 9 de abril, um conjunto de ações com vista à promoção da saúde, nomeadamente, palestras, workshops, reuniões de trabalho, além de aulas de dança e de ginástica.

A iniciativa enquadra-se na comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril).

A programação arranca na quinta-feira, 7 de abril, com uma palestra dedicada à temática da “Hipertensão e a Alimentação”, com a presença de um orador da Universidade do Porto, dirigida aos idosos institucionalizados, Técnicos das IPSS e comunidade em geral (10h00, na Biblioteca Municipal).

Para o período da tarde, está ainda agendado, um workshop da EPRAMI a abordar a “Seleção de Géneros Alimentares e a Prevenção do Desperdício”, para beneficiários do Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas (14h00, no Mercado Municipal).

Para o segundo dia, 8 de abril, está prevista uma sessão de trabalho com Técnicos de Saúde dos Municípios do distrito de Viana do Castelo, com o propósito de explanar “O Papel dos Municípios na Promoção da Saúde da Comunidade” (10h00, na Biblioteca Municipal).

Já o sábado, 9 de abril, inicia e termina com exercício físico, com a dinamização de uma Aula de Dança (09h00) e uma Aula de Ginástica (16h00) para a comunidade em geral, em pleno centro histórico.

Aproveitando a dinâmica da Feira Semanal, a ETAP vai promover um workshop sobre “Alimentação Saudável – Saladas Quentes” (10h00, Mercado Municipal); havendo ainda lugar para a palestra “O Voluntariado na Promoção da Saúde Mental”, (16h00, Fórum Cultural de Cerveira), dirigido aos voluntários e à comunidade.

A organização desta iniciativa só é possível graças ao envolvimento de várias entidades, nomeadamente, Universidade do Porto, ETAP, EPRAMI, Citius Fit, Manos Sá, Banco Local do Voluntariado e IPSS do concelho.

O Dia Mundial da Saúde, instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no dia 7 de abril de 1948, passou a ser comemorado em 1950, e visa a consciencialização para a importância da saúde, alertando a sociedade para temas da área que afetam a humanidade, assim como a promoção e a adoção de estilos de vida saudáveis.