Altominho.tv

Dezasseis restaurantes de Cerveira apresentam diferentes confeções da lampreia nos seus cardápios de fim de semana

O maior número de estabelecimentos aderentes à iniciativa resulta de uma reunião entre empresários do setor e o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, para abordar a importância da gastronomia tradicional como alavanca de um turismo de qualidade e diferenciado.

Durante todos os fins-de-semana, até 15 de abril, 16 restaurantes do concelho de Vila Nova de Cerveira apresentam os mais saborosos pratos confecionados com a distinta Lampreia do rio Minho. Trata-se da 13ª edição da ‘Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência’ presente em cerca de 100 restaurantes dos seis municípios parceiros do Vale do Minho, numa organização da ADRIMINHO, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O lançamento oficial decorreu, esta quarta-feira, em Melgaço, com o Município de Vila Nova de Cerveira a fazer-se representar pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, que convidou três pescadores cerveirenses – Alberto Castro, Napoleão Rodrigues e João Araújo – a acompanhar o evento para partilhar testemunhos e experiências do seu dia a dia de safra da lampreia.

A Loja Interativa de Turismo complementou a presença com uma mesa adocicada recheada dos tradicionais biscoitos de milho, Cerveirenses e Hidromel, além de material informativo alusivo à atividade muito singular do Aquamuseu do rio Minho na valorização deste ciclóstomo.

O objetivo deste conceituado certame gastronómico é dar maior visibilidade aos pratos tradicionais, em particular valorizar a lampreia do Rio Minho enquanto recurso endógeno, assim como promover as potencialidades naturais e patrimoniais de cada concelho, através do envolvimento das populações em torno desta estratégia territorial.

Durante uma reunião preparatória do evento, decorrida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, desafiou os proprietários dos restaurantes do concelho a aderir a esta iniciativa gastronómica, aliando um dos ex-libris do rio Minho com técnicas ancestrais de confeção, potenciando um turismo que se pretende diversificado e de qualidade.

Assim, em Vila Nova de Cerveira, é possível degustar esta iguaria tão singular e reconhecida nacional e internacionalmente, em especial no mercado ibérico, em 16 restaurantes, nomeadamente, Abrigo das Andorinhas, Adega Real, Boega – O Peregrino, Cantinho dos Amigos, Casa das Velhas, Casa Lau, Casebre, Central, Costa Verde, D. Júlio, D. Lima, Glutão, Lavrador, Luso-Galaico, O Cervo, e o Dias. 

Além da lampreia confecionada das mais variadas formas, quem visitar a ‘Vila das Artes’ pode ainda usufruir de uma panóplia de atividades que o Município de Vila Nova de Cerveira promove para atrair cada vez mais visitantes, bem como para dinamizar a economia local.

Da programação cultural prevista para o mês de fevereiro, destacam-se os concertos ‘Diálogos entre a Música e o Património’, nas Igrejas Paroquiais, e a Festa de Carnaval com bares locais e DJ’s – ‘Cerveira Viva: Carnaval 2022’ (dia 28); em março mais uma edição dos ETC… Encontros de Teatro (dias 5, 19 e 27) com teatro infantil, de comédias e de revista; e em abril, a comemoração da quadra pascal (de 15 a 17), especificamente um Mercado de Doces da Páscoa, a atividade infantil ‘Caça aos Ovos’, uma Exposição de Ovos Gigantes no centro histórico e a singular Queima de Judas, além da Festa do Livro e da Leitura (1 a 30), do “Há Jazz no Museu” (dia 30), e das sugestões do turismo ativo e das visitas a museus.