Altominho.tv

Melgaço acolhe sessão de apresentação da iniciativa “lampreia do rio minho-um prato de excelência”

A Lampreia do Rio Minho chega à mesa dos restaurantes da região do Vale do Minho, deliciando os apreciadores desta iguaria.  A 13ª edição da “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” será apresentada no próximo dia 16 de fevereiro, pelas 11h00, na Fonte Principal das Termas de Melgaço.

 Promovida pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho há mais de uma década (desde 2010), em parceria com a Confraria da Lampreia do Rio Minho e com os seis municípios do Vale do Minho (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira), juntando-se os restaurantes aderentes, o evento renova-se a cada ano como uma excelente oportunidade de apreciar este prato icónico da gastronomia do Vale do Minho.

O principal objetivo é a promoção de um produto/prato gastronómico tradicional que tem assumido, desde sempre, um caráter de forte atratividade turística para este território, valorizando a lampreia do Rio Minho, enquanto recurso endógeno e de elevado valor gastronómico, promovendo, paralelamente, as potencialidades naturais e culturais de cada concelho, fatores que atraem milhares de pessoas de Portugal e Espanha neste período.

 A iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” será promovida de 15 de fevereiro a 15 de abril, nomeadamente aos fins de semana nos restaurantes aderentes (e também em regime de takeaway e/ou de entrega ao domicílio).

“É uma excelente ação para promover e animar a região numa época tradicionalmente de menor procura turística. Para além de a iniciativa promover esta distinta iguaria regional, que pode ser apreciada nos restaurantes aderentes, acaba por ser uma forma de atrair a visita ao território. E quem visita acaba por apreciar e consumir o que de melhor temos”, refere o autarca melgacense, Manoel Batista.

“Apesar do momento pandémico que ainda vivemos e dos constrangimentos sanitários existentes, acreditamos que esta será uma edição de sucesso e mais próxima da normalidade, com responsabilidade individual e coletiva, mas também com positivismo e esperança”, concluiu.

A sessão de apresentação desta 13ª edição contará com o contributo do antropólogo Álvaro Campelo, que abordará a importância da classificação das pesqueiras do Rio Minho e o seu registo nacional como património imaterial.

E ainda, sendo a lampreia-marinha uma das espécies migratórias capturadas pelos pescadores profissionais e artesanais com mais tradição no Rio Minho, haverá um momento ao vivo onde os pescadores estarão a trabalhar na produção de uma rede e explicarão o uso da batela para chegar às pesqueiras de difícil acesso.

A programação e a brochura pode ser acedida aqui.