Altominho.tv
FEDERAÇÃO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - PARTIDO SOCIALISTA

Legislativas: Distrital do PS destaca segundo melhor resultado de sempre

O presidente da distrital do PS de Viana do Castelo destacou, esta segunda-feira, a “vitória histórica” do partido nas eleições legislativas de domingo, ao vencer em nove dos 10 concelhos do distrito e atingir o “segundo melhor resultado de sempre”.

De acordo com os resultados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, apuradas as 208 freguesias do Alto Minho, o PS venceu as eleições legislativas antecipadas com 42,06% dos votos, tendo o PSD obtido 34,1% dos votos.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Federação Distrital do PS, Miguel Alves, referiu que este é o “segundo melhor resultado de sempre”, permitiu ao partido “eleger três deputados e ganhar em nove dos 10 concelhos do Alto Minho, números rotundos que contribuíram para a maioria absoluta que o PS obteve a nível nacional”.

“O PS saúda todos os alto-minhotos que votaram e fizeram com que a abstenção regredisse, agradece aos cidadãos que tornaram possível o processo eleitoral e cumprimenta democraticamente todos os candidatos nestas eleições”, afirmou o socialista, que é também presidente da Câmara de Caminha.

Segundo Miguel Alves, “os socialistas do Alto Minho cumpriram todos os seus objetivos com distinção, assinando a quarta vitória em legislativas desde o 25 de Abril e elegeram Tiago Brandão Rodrigues, Marina Gonçalves e José Maria Costa, personalidades que honram o PS e todo o distrito de Viana do Castelo”.

Para o líder distrital do PS, “o tempo, agora, é de trabalho, de dedicação e de contributo para o progresso de Portugal e de toda a região”. “Juntos seguimos e conseguimos. Agora, o que importa, é Portugal”, frisou.

O PS conquistou aos sociais-democratas os concelhos de Arcos de Valdevez, vencendo com 42,7% dos votos contra os 41,60% alcançados pelo PSD, e Monção, onde 26 votos deram a vitória ao PS (40,33%) sobre o PSD (40,03%).

Em Ponte da Barca, os socialistas conquistaram 46,24% dos votos e o PSD 36,94% e, em Valença, a segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, os socialistas obtiveram 44,58% contra 33,64% do PSD.

O PSD venceu apenas em Ponte de Lima, bastião do CDS-PP, partido que se tornou na terceira força política mais votada nas eleições legislativas de domingo, ao ser ultrapassado pelo PS.

Em Paredes de Coura, os socialistas alcançaram o melhor resultado das eleições legislativas antecipadas de domingo com 52,93 % dos votos, contra 25,76%, seguindo-se Melgaço com o PS a atingir 51,85% dos votos, e o PSD a ficar-se pelos 32,06%.

Em Viana do Castelo, capital de distrito, o PS somou 42,63% dos votos e o PSD 31,04% e, em Vila Nova de Cerveira, os socialistas também ganharam com 47,95% dos votos, contra 30,25% do PSD, tal como em Caminha, onde o PS venceu com 44,92% dos votos e o PSD somou 31,40%.

Ponte de Lima foi o único concelho do distrito de Viana do Castelo onde o Chega não foi a terceira força política mais votada.

Nas eleições legislativas antecipadas de domingo a abstenção alcançou os 46,18%, contra os 49,40% de 2019.