Altominho.tv
MUNICÍPIO DE CAMINHA

Espaço Cidadão de Vila Praia de Âncora já realizou mais de três mil atendimentos

O Espaço Cidadão, a funcionar em Vila Praia de Âncora desde maio de 2020, já superou os três mil atendimentos, sendo cada vez mais procurado pela população para assuntos relacionados com o cartão de cidadão, carta de condução e certificados digitais Covid-19.

Em comunicado, a Câmara de Caminha adianta que “o Espaço Cidadão de Vila Praia de Âncora começou a prestar serviço público a 11 de maio de 2020, em plena pandemia, servindo a população quando a maior parte dos equipamentos estavam fechados ou muito limitados”.

“Vila Praia de Âncora é a maior freguesia do concelho e merecia ter este serviço de proximidade”, refere o presidente da Câmara, Miguel Alves, citado na nota enviada esta segunda-feira à imprensa.

Neste balcão pode-se, entre outros serviços, tratar da carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, obter documentos para liquidação do Imposto único de Circulação, renovar e alterar a morada do cartão de cidadão, realizar os serviços e-fatura ou solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Entre os serviços mais procurados está também, na área da Justiça, o documento de Registo Criminal e, na Saúde, os certificados digitais Covid-19, que no último semestre atingiram cerca de meio milhar.

Apenas no ano de 2021, o Espaço Cidadão e os serviços municipais, que também encontram respostas naquele equipamento municipal (o edifício que acolhe o Gabinete de Apoio ao Munícipe), foram responsáveis por mais de cinco mil contactos. Neste caso, de âmbito municipal, os assuntos mais frequentes relacionam-se com questões de âmbito social, educação e urbanismo.

O Espaço Cidadão está sediado no Centro Coordenador de Transportes, em Vila Praia de Âncora, e funciona nos dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30.