Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Câmara de Viana reforça investimento na saúde com apoios aos bombeiros e Cruz Vermelha

A Câmara de Viana do Castelo anunciou que vai reforçar o investimento na saúde, em contexto de situação pandémica, com a atribuição de verbas à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e à Cruz Vermelha Portuguesa.

Em comunicado, a autarquia adianta que, na última reunião do executivo, foi aprovado um apoio aos bombeiros voluntários para aquisição de equipamentos de proteção individual específicos para o transporte de doentes com Covid-19.

Os bombeiros têm sido “um agente com um papel de suma importância no transporte de doentes Covid-19 que, pela especificidade do mesmo, implica custos acrescidos no âmbito da desinfeção dos veículos de transporte e equipamentos de proteção individual. Acresce ainda o facto de esta instituição ter-se dotado de um veículo específico para o transporte de cadáveres no âmbito da pandemia, assegurando um serviço necessário no âmbito da proteção civil, pelo que tem sido um parceiro preponderante no combate e prevenção da pandemia”, sustenta o município.

Foi também aprovada a concretização de um protocolo, a estabelecer entre o município e a Cruz Vermelha Portuguesa, para a renovação da implementação do projeto “Saúde mais Próxima”. “Pese embora a necessidade de reforçar os meios de combate, torna-se também importante e necessário reforçar os meios de prestação de cuidados de saúde à população”, refere a autarquia.

O Centro Humanitário do Alto Minho, em parceria com o Gabinete da Cidade Saudável, “pretende continuar a implementar um projeto de proximidade às populações que implica a aquisição de uma unidade móvel, com diversas valências que permitem levar à comunidade a resposta e prestação de cuidados de saúde, entre outras, à população em geral e, em particular, a idosos com mobilidade reduzida”, sendo que “o apoio agora aprovado visa financiar a constituição de uma equipa multidisciplinar”, lê-se na nota de imprensa.