O município de Valença possui agora dois Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), instalados no Pavilhão Municipal e na Fortaleza de Valença.
Em comunicado, a autarquia adianta que “os equipamentos podem ser utilizados por 12 colaboradores do município, portadores de competências adquiridas através de formação fornecida pela Cruz Vermelha Portuguesa”.
Um dos equipamentos está instalado no Pavilhão Municipal, dando apoio aos seus utilizadores, bem como aos utentes da Piscina Municipal e aos alunos do parque escolar de Valença, desde o pré-escolar até ao secundário.
O segundo equipamento está situado no parque de estacionamento da Coroada, na Fortaleza de Valença, para dar apoio à população em geral.
Estes equipamentos utilizados em paragens cardiorrespiratórias têm a capacidade de efetuar a leitura automática do ritmo cardíaco e as condições cardíacas através de pás adesivas em contacto com o tórax do paciente.
Na nota enviada esta quinta-feira à imprensa, o município afirma “estar atento e sensibilizado para esta realidade” e adianta que “vai avaliar a possibilidade de aquisição de novos equipamentos para instalação em espaços de elevada ocupação”.