Altominho.tv

Albergue São Teotónio reabre portas aos peregrinos

O Albergue São Teotónio, em Valença, reabriu as suas portas aos peregrinos. Depois de encerrar ao público, no dia 11 de março de 2020 face à pandemia Covid-19, o Município de Valença procedeu, agora, à sua reabertura.

Para José Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal, “a reabertura deste espaço de alojamento era uma prioridade que agora se concretiza, tendo em vista a sua importância na promoção estratégica e valorização dos Caminhos de Santiago”.
O edifício, que sofreu algumas remodelações e melhoramentos, está apto a receber cerca de 50 peregrinos e adequado para pessoas com mobilidade reduzida.

O Albergue de São Teotónio, inaugurado a 18 de Fevereiro de 2005, foi o primeiro albergue municipal para peregrinos que surgiu em Portugal. No exterior a pedra jacobeia “Ultreia Sus Eia”, dá as boas vindas e o bom caminho aos peregrinos.

Valença é ponto de confluência do Caminho Central Português, da Costa e das Torres, com marcas jacobeias únicas, espelhadas em monumentos, histórias e lendas. Aqui sente-se a magia do caminho com momentos tão singulares como o estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, a meio da ponte, sobre o rio Minho, com a Fortaleza de um lado e a Catedral de Tui do outro.

Valença é uma experiência que marca quem percorre as suas ruas, caminhos de ronda, fossos e recantos, numa cidade de fronteira e multicultural, calcorreada pelos peregrinos para Santiago e Fátima.