Altominho.tv

Valença com orçamento de 19,9 milhões de euros para 2022

A Câmara de Valença aprovou por maioria, com abstenção do PSD, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2022, no valor de 19,9 milhões de euros, mais 930 mil do que o do ano em curso.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia presidida pelo socialista José Manuel Carpinteira adiantou que se trata de “um orçamento de transição, num período em que a incerteza causada pelas novas variantes da pandemia de Covid-19, como a ómicron, se mantém, mas focado numa estratégia de desenvolvimento que garanta um futuro risonho para Valença”.

Dos 19,9 milhões de euros previstos nas Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022, o município adiantou que cerca de 6,3 milhões de euros destinam-se às funções sociais, significando um reforço face a 2021 no valor de 600 mil euros. Só na área da Educação, a autarquia prevê investir mais de 1,2 milhões de euros.

As “funções económicas apresentam um montante de mais de 2,4 milhões de euros”. Já “as funções da administração pública ascenderão a dois milhões de euros”.

A autarquia destacou, entre as ações previstas no GOP 2022, “a conclusão de investimentos com financiamento comunitário garantido do Portugal 2020” e o desenvolvimento de novos projetos, a serem submetidos a candidaturas do Programa de Recuperação e Resiliência ou do Portugal 2030, como a EXPOVALENÇA – Centro de Exposições e Congressos, o Parque Verde da Cidade, o cine-teatro ou o alargamento do parque habitacional.

A melhoria das condições do Centro de Saúde de Valença e o alargamento das especialidades médicas, a instalação da Residência Académica, a renovação, reabilitação e ampliação do parque habitacional ao abrigo do 1º Direito, a avaliação jurídica da eventual reversão da parceria com a AdAM, uma agenda cultural de maior qualidade e regularidade e políticas direcionadas para a juventude, como o Orçamento Participativo Jovem, são outras das apostas para 2022.

O documento prevê ainda um “reforço da dotação das transferências para as freguesias no valor de 340 mil euros, numa opção de gestão assumida pelo executivo municipal para a valorização do papel das juntas de freguesia e para a otimização da eficácia e da qualidade do seu trabalho de proximidade junto das populações”.

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para 2022 vão agora ser discutidos e votados em reunião da Assembleia Municipal, agendada para dia 30 de dezembro.