Assinala-se hoje o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Este Dia foi consagrado pela ONU em 1999 como alerta à sociedade para a violência de género.
Segundo a ONU Mulheres, uma em cada três mulheres em todo o mundo passam por situações de violência física ou sexual ao longo da sua vida.
Em Portugal, o crime de violência doméstica continua a ser a principal e mais grave causa de vitimização feminina.
Segundo dados da Polícia de Segurança Pública, reportados no dia de hoje, “desde que o crime de violência doméstica passou a ter natureza pública e até à presente data, a PSP já reportou 215 102 ocorrências deste tipo”.
“No presente ano, entre 01 de janeiro e 31 de outubro, registamos 11 449 participações deste tipo de crime”.
A PSP salienta ainda que “nos últimos anos tem-se verificado uma tendência de diminuição do números de casos de violência doméstica. No entanto, em sentido contrário, tem-se constatado um aumento do número de detidos, tendo a PSP registado 557 detenções em 2019, 723 detenções em 2020 e 732 detenções no presente ano“.
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres assinala-se anualmente a 25 de novembro.










