Altominho.tv

Politécnico investe na formação em mecânica para servir empresas de Arcos de Valdevez

O politécnico de Viana do Castelo está a investir 250 mil euros num espaço, em Arcos de Valdevez, onde está a ser ministrada formação em mecânica automóvel, para responder às necessidades das empresas do setor, foi hoje divulgado.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues explicou que aquele montante visa “apetrechar com equipamentos de ponta” os laboratórios da Oficina de Mecânica Automóvel, instalada no edifício da In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, assegurando “uma formação de excelência dos futuros técnicos superiores de Mecânica Automóvel”.

“O procedimento para a aquisição dos equipamentos respeitantes aos mais diversos sistemas mecânicos, informáticos, digitais e mecatrónicos, bem como equipamentos de diagnóstico e manutenção já foi lançado. Até final do próximo mês de janeiro contamos ter todo o material instalado e em pleno funcionamento, ao serviço dos alunos”, especificou.

O responsável adiantou que o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Mecânica Automóvel, com 20 alunos, começou no início do ano letivo “para formar técnicos aptos a conceptualizar, executar, supervisionar e gerir operações de processos industriais que prestem serviços na área da tecnologia mecânica e automóvel”.

“Atualmente a oficina já está equipada com muitos aparelhos na área da mecânica automóvel para apoiar a formação dos alunos. Os novos equipamentos vão reforçar a dimensão laboratorial do curso para permitir aos alunos contactar diretamente com os mais diversos sistemas mecânicos, informáticos, digitais e mecatrónicos, bem como, com equipamentos de diagnóstico e manutenção”, referiu.

Carlos Rodrigues explicou que a aposta do IPVC na novo curso visa “elevar o nível da formação” já existente nas escolas profissionais e nas secundárias com cursos profissionais.

“O que pretendemos com este CTeSP foi elevar o nível da formação para dar resposta à uma cada vez maior exigência desta profissão e poder responder às necessidade formativas do tecido empresarial da indústria automóvel, que tem crescido na região”.

Em comunicado hoje enviado às redações, o IPVC adiantou que a instituição de ensino superior assinou dois protocolos de cooperação com a Câmara de Arcos de Valdevez “para elevar a qualidade da formação superior no concelho no setor da indústria automóvel”.

Ao abrigo de um dos acordos, o IPVC fica responsável pela aquisição dos equipamentos.

Já o segundo protocolo tem como objetivo assegurar uma “resposta segura” na área da alimentação, aos alunos inscritos no CTeSP de Mecânica Automóvel.

A cooperação proposta será efetuada através da implementação de uma área de alimentação no Centro de Formação e Exposições dos Arcos de Valdevez e da aquisição/disponibilização do necessário equipamento hoteleiro para a área alimentar.

Os Serviços de Ação Social (SAS) do IPVC farão a implementação da Área Alimentar, na qual serão disponibilizadas refeições aos alunos matriculados no CTeSP de Mecânica Automóvel.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTeSP e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).