Altominho.tv

Instituição em Viana do Castelo investe 200 mil euros para reintegrar jovens

A Casa dos Rapazes, em Viana do Castelo, instituição que acolhe crianças e jovens em situação de risco, investiu 200 mil euros em duas residências que abrem em janeiro para promover a reintegração social dos utentes, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a instituição particular de solidariedade social explicou que a nova resposta representou um investimento de cerca de 200 mil euros na reabilitação das duas habitações de reintegração, situadas no centro da cidade.

A intervenção resultou de uma candidatura ao programa Portugal 2020, integrada pela Câmara Municipal no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), para promover a inclusão social e combater a pobreza e discriminação.

As duas habitações entram em funcionamento em janeiro de 2022 para que “os jovens da Casa dos Rapazes, numa fase inicial, após a sua saída da instituição e ainda com uma situação profissional indefinida, possam usufruir de alojamento adequado, com renda de valor acessível, sem obrigatoriedade de prestação de caução ou fiador”.

Além destas habitações, a instituição dispõe ainda de outros dois apartamentos T5, também localizados no centro da cidade, com capacidade para acolher 10 jovens, com idade igual ou superior a 16 anos, apoiando a transição para a vida adulta de jovens que possuem competências pessoais específicas.

Com capacidade para 46 jovens com idades a partir dos 6 anos, a Casa dos Rapazes acolhe atualmente 22 utentes.

Anteriormente, e também ao abrigo de uma candidatura ao Portugal 2020, a instituição realizou a reabilitação do edifício sede, em pleno centro da cidade, num investimento de 412.750 euros e um apoio financeiro de 350.837 euros.

Aquelas obras, concluídas em março de 2018, incluíram a “beneficiação geral da cobertura, melhoria das condições da instalação das crianças e jovens acolhidos, dos espaços de trabalho das equipas técnica e educativa, a criação de áreas adequadas para a receção de pais e familiares dos utentes, bem como a criação de novos vestiários, balneários, área de lavandaria e a melhoria substancial do desempenho energético do edifício”.

Fundada em 1952, a Casa dos Rapazes, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), acolhe crianças e jovens em situação de perigo e sem adequada retaguarda familiar.