Altominho.tv
FACEBOOK DE REPENTE, CANTA A GENTE

Jovens vão cantar ao desafio em Vila Praia de Âncora

O Cine-Teatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, em Caminha, acolhe, no sábado, às 16h00, um concerto do projeto “De Repente, Canta a Gente”, de divulgação de uma vertente do património imaterial tradicional do Alto Minho, os Cantares ao Desafio.

Em comunicado, a organização explica que jovens alunos acompanhados dos mais consagrados músicos repentistas portugueses, Augusto Canário, Cândido Miranda e Naty Vieira, vão ter a oportunidade de mostrar o seu talento no Canto ao Desafio.

O projeto “De Repente, Canta a Gente” é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, organismo que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.

Com início em dezembro de 2020, contou com a participação de mais de 400 jovens do Alto Minho e com um conjunto de repentistas consagrados, liderado pelo cantador Augusto Canário, tendo sido realizadas 58 ações de capacitação junto das comunidades escolares e culturais dos 10 municípios. O objetivo passou por captar e dar palco aos melhores talentos e, desses jovens estudantes, cerca de 200 permaneceram envolvidos na produção de quadras e, na série de 10 concerto finais, onde pretendem mostrar o que valem na Desgarrada.

A tour de concertos continua no domingo, dia 14 de novembro, à mesma hora, em Arcos de Valdevez, com um espetáculo que reúne jovens alunos, Augusto Canário, Leiras do Soajo, Carlos Rodrigues e Samuel Araújo. O concerto da Casa das Artes contará ainda com a presença do artista Freak J, “cuja performance inclui novas abordagens dos Cantares ao Desafio, agregando esta forma de cantar tradicional às novas estéticas da música eletrónica e de DJ”.