Altominho.tv
GASTRONOMIA DE VALENÇA

Valença dá a conhecer 100 receitas típicas e o perico é ingrediente em destaque

São 100 receitas que marcam a gastronomia do concelho de Valença e estão reunidas no novo site lançado pelo município. Uma iniciativa que pretende ainda valorizar o perico e transformá-lo no ingrediente principal de vários pratos.

Gastronomia Valenciana é nome do projeto que dá a conhecer receitas da terra e, simultaneamente, está direcionado para a “qualificação do perico como produto endógeno de Valença”. Para isso, “foi constituída uma equipa que, juntamente com o departamento de Cultura da Câmara Municipal de Valença, levaram a cabo um conjunto de iniciativas, que visam a investigação, inovação e dinamização do perico e da gastronomia tradicional com vista à valorização económica de Valença”.

O município é o mentor e responsável pelo projeto desenvolvido pelo gastrónomo e historiador João Guterres, pela chef de cozinha Amaya Guterres e pela designer Cristiana Ferreira, que compilaram receitas de carne, peixe, sopa, guarnições, pão, doces, festas e perico.

Depois de avançar com a classificação do perico, o município quer agora promover este “fruto emblemático do outono valenciano”. “Reforçar a implantação de pomares, estudar as características do fruto, classificando e registando a sua singularidade, e potenciar o seu aproveitamento gastronómico é um desafio que aqui lançamos”, lê-se no site.

No total, são apresentadas 12 receitas com pericos, propondo “uma viagem de sabores, sensações e muitas emoções à volta de um fruto”, e são ainda partilhadas sugestões para experimentar novas formas de consumir este fruto autóctone.

“Podem ser consumidos ao natural, ou tradicionalmente assados no forno, bem regados com vinho licoroso, bem como em calda, mas também são ótimos para decorar sobremesas, gelados, ou até cobertos com chocolate são um verdadeiro manjar. Um fruto que bem pode competir com as mais diversas iguarias das novas criações da alta cozinha”, sublinham os responsáveis pelo projeto.