Altominho.tv

Valença quer classificar os pericos

A Câmara de Valença anunciou que avançou com a classificação dos pericos, um fruto típico do concelho, que habitualmente se encontra à venda na Feira dos Santos de Cerdal.

A candidatura insere-se no projeto “Minho Região Europeia da Gastronomia” e pretende “estudar, qualificar e promover o perico enquanto produto local, com potencialidades para a capacitação da economia da região”, explica a autarquia em comunicado.

Nos últimos anos, o município tem desenvolvido um plano de estudo, classificação, expansão e promoção deste fruto com “formato pequeno arredondado, de cor acastanhada clara e sabor agridoce”. Com produção dispersa pelo concelho, é ainda possível encontrar exemplares dos periqueiros em vários hortos locais.

“Característicos do nosso concelho, os pericos são um fruto único, sem paralelo à escala mundial, que, ao longo dos séculos, se foi adaptando à região e perpetuando pelos agricultores valencianos”, sustenta a autarquia.

A Câmara Municipal adianta ainda que está a decorrer “o levantamento gastronómico do receituário típico e local que utiliza o perico, bem como a elaboração de uma carta gastronómica, a que se associe também o receituário inovador”.