Altominho.tv
PIXABAY

Mais de 700 animais esterilizados em Caminha

As duas campanhas de esterilização de animais de companhia promovidas pela Câmara Municipal de Caminha contabilizam mais de sete centenas de animais esterilizados, entre cães e gatos.

Segundo o município, a primeira campanha instituída resultou de um projeto vencedor do III Orçamento Participativo de Caminha, realizado em 2017, com uma verba de 30 mil euros. O “Programa de Esterilização Animal – Freguesia de Caminha e Vilarelho” tem sido desenvolvido pela associação Selva dos Animais Domésticos, que “registou uma taxa de execução de 100% relativamente à verba atribuída”.

De acordo com aquela associação, no âmbito da campanha CED (Captura, esterilização e devolução), ainda em curso, foram esterilizados centenas de felídeos, nomeadamente 455 fêmeas e 175 machos, num total de 630 animais. Já as freguesias em que mais animais foram esterilizados foram Vila Praia de Âncora, Caminha, Seixas, Moledo, Venade e Lanhelas.

Uma segunda campanha, lançada pela autarquia e aprovada em 2019, colocou em prática o Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia, “aplicável aos animais de companhia, cães e gatos, cujo detentor faça parte de um agregado familiar com carências económicas, devidamente comprovadas pelos Serviços de Ação Social do município, mas também se aplica a animais que sejam resgatados das ruas por populares ou associações zoófilas legalmente constituídas”.

Ainda em execução, esta campanha conta já com mais de oito dezenas de animais de companhia intervencionados, maioritariamente felídeos, mas também canídeos. Este regime garante a esterilização gratuita dos animais, desde que cumpridos os pressupostos do programa.