Altominho.tv

Campanha está a angariar fundos para criança vítima de acidente de comboio em Caminha

Um acidente que aconteceu a 16 de dezembro de 2020 na passagem de nível de Lampejão, freguesia de Cristelo, em Caminha, deixou uma criança de 12 anos gravemente ferida, depois de a viatura onde seguia ter sido abalroada por um comboio. Agora, está em marcha uma campanha de angariação de fundos para ajudar a financiar os tratamentos médicos.

Martin sofreu lesões graves a nível cerebral e cervical, esteve em coma durante nove meses e ficou totalmente dependente. Incapaz de andar e falar, está ventilado 24 horas por dia e precisa de “equipamentos especializados, como uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho”.

“O governo aqui, em Portugal, não presta muita assistência aos meus pais com os custos. Somente a cadeira de rodas custa 9000 euros. É por isso que estou a perguntar se você pode ajudar a melhorar a minha vida e dar à minha família alguma assistência com os custos dos meus tratamentos”, refere o texto que acompanha o pedido de ajuda na plataforma “GoFundMe”, acrescentando “qualquer ajuda que você possa dar é muito apreciada”.

Naquele texto, escrito na primeira pessoa e assinado por Martin, é explicado que a criança sofreu um acidente grave “por negligência” da mãe de um amigo que lhe deu boleia para casa e “não parou na passagem de nível quando o comboio estava próximo”. De acordo com aquele testemunho, a sinalização estava a funcionar corretamente, mas mesmo assim a condutora terá passado com a viatura e apenas ela e o filho de 11 anos saíram ilesos da colisão.

Na altura, a Infraestruturas de Portugal garantiu que “tanto os sinais sonoros como o mecanismo que aciona as barreiras da passagem de nível funcionaram”.

Fonte da GNR adiantou, no dia do acidente, que, ainda no local, o Martin foi sujeito a “manobras de reanimação, tendo sido transportado ao hospital de Santa Luzia”, sendo equacionada a sua transferência para uma Unidade de Cuidados Intensivos num hospital do Porto, devido ao estado crítico em que se encontrava.

Atualmente em reabilitação numa clínica privada em Braga, a família tem de suportar os custos dos tratamentos.

Um grupo de amigos criou também a página “Martin o Guerreiro” no Facebook com o objetivo de ajudar e foi recentemente anunciado um FreeTrail solidário, agendado para 11 de dezembro, para angariar donativos para que “o Martin possa almejar alcançar todos os tratamentos que lhe venham a proporcionar uma melhor qualidade de vida”. As inscrições já estão a decorrer.